HISTÓRICO

1.1 - História de Lisieux
  • Lisieux é, hoje, o maior distrito do município de Santa Quitéria-CE.
  • Teve um crescimento singular quando comparado a outros distritos da região noroeste do Ceará, tomando como parâmetro seu início, onde as primeiras casas juntamente com a capela de Santa Terezinha foram construídas no início dos anos de 1960.
  • Toma-se como início da povoação a data de 20/12/1960 quando foi celebrada a primeira missa na capela, ainda em construção, tendo ao redor apenas duas casas. Hoje, somente a zona urbana do distrito conta aproximadamente com 800 prédios, entre residenciais, comerciais, públicos e comunitários.
  • Teve seu crescimento, talvez favorável pela sua situação geográfica: distante da sede do município, assim passou a manter mais contato com o grande município da região noroeste do Ceará, que é Sobral. 
  • Ao longo desses anos Lisieux tem se destacado por sua organização comunitária. Pode-se dizer que foi fruto dessa organização: os 4 assentamentos de reforma agrária da região: Assentamentos Ubá, Groaíras, Raposa/Várzea da Cruz (todos dentro do município de Santa Quitéria) e Assentamento Esperança/EMASA (dentro do município de Sobral); o Salão Comunitário, construído em mutirão, hoje sede do Grêmio Recreativo Cultural e Educacional de Lisieux – GRECELI, fundado em 1989, que tem prestado relevantes serviços à comunidade local; a Rádio Comunitária “Progresso de Lisieux” FM legalizada em 2005, onde tem o Programa de rádio “Progresso na Leitura” que foi finalista do Prêmio Viva leitura de 2006; a Biblioteca “Pública” de Lisieux, um biblioteca comunitária que funciona no GRECELI desde 1996, que abre diariamente e atende aos mais de mil alunos de Lisieux e região; além de benefícios e uma infraestrutura básica conquistados através de reivindicações da população.
  • Lisieux é uma localidade que historicamente tem um diferencial das demais localidades, pois a população passou a ter uma consciência de organização social e política que não se ver em outros distritos do município, tanto é que é conhecido por ser aberto às ideias progressistas.
  • Hoje, conta com uns 800 prédios entre residenciais, comerciais, públicos e comunitários e, uma população de 8 mil pessoas, incluída a da zona rural.
  • Lisieux está incluído na lista de distritos emancipáveis da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O novo município incluiria áreas dos distritos de Lisieux, Areial e Malhada Grande.
  • Apesar de ter uma razoável infraestrutura urbana, se ressente dos benefícios das políticas públicas, principalmente se comparado aos vizinhos distritos sobralenses de Aracatiaçu e Taperuaba.
  • A escola (municipal) de Lisieux existe desde o início dos anos de 1970.
  • No ano de 1985 houve uma grande mobilização da comunidade, que subiu em caminhões, e conseguiu junto à Prefeitura Municipal de Santa Quitéria a 5ª série, visto que até àquele ano só tinha até a 4ª série.
  • No ano de 1989 conclui a primeira turma de 8ª série.
  • No ano de 1991 passa a ter ensino médio em Lisieux, como anexo da Escola Estadual Aracy Magalhães Martins, da sede do município. Ou seja, há 17 anos que tem alunos de ensino médio em Lisieux.
  • A primeira turma de ensino médio concluiu em 1993.
  • Há um histórico baixíssimo de aprovação nos vestibulares, o melhor desempenho foi neste vestibular da UVA 2008.1, onde foram aprovados 4 alunos de Lisieux.
  • No final de 2009  e 2010, foi construída a CE 463, asfaltada, melhorando a vida da população de Lisieux e região, ligando aos demais centros urbanos do Estado do Ceará.
  • Lisieux conta hoje também com a Escola de Ensino Médio Maria Neusa Araújo Moura, inaugurada em 31 de Março de 2011, uma belíssima estrutura, funcionando nos turnos manhã e tarde e atendendo aos alunos desse distrito e região.
1.2 - População e Localização de Lisieux
  • O distrito de Lisieux fica localizado no extremo norte do município de Santa Quitéria, fazendo divisa com os municípios de Sobral, Forquilha e Groaíras.
  • Fica a 45km da sede do município; a 47km de Sobral; a 38km de Forquilha e a 32km de Groaíras, cujo acesso é muito ruim. Distante 150km de Canindé (via Taperuaba), sede da 7ª CREDE (da SEDUC-CE).
  • A população do distrito é estimada (sem dados oficiais) em 8 mil habitantes, incluídos os da zona rural. Dessa população, estima-se um percentual em torno de 20% ou 30% nas idades entre 14, 15, 16, 17 e 18 anos, ou seja, entre 1,5 mil a 2,5 mil jovens.
  • A escola de Lisieux, atualmente, atende alunos das localidades circunvizinhas, tais como Assentamento Groaíras, Furado, Barreiras, Assentamento Ubá, Picada, Poço Frio, Volta, Barreira Vermelha, Picos de Baixo, Passagem, Canafístula, Picos de Cima, Raposa, Várzea da Cruz, Vertente, Pé da Serra do Pajé, Lagoa das Pedras, Olho d’àgua do Cassemiros, etc.
1.3 -  Histórico da Escola
  • O desejo da comunidade de Lisieux e das regiões circunvizinhas de ter uma escola de ensino médio, já havia sido expressado diversas vezes, desde o momento que formou a primeira turma de 8ª série, (hoje 9º ano), no ano de 1989. Lisieux ganha essa escola merecidamente, visto que é o maior Distrito do maior município do Ceará, que é Santa Quitéria. Está situado no meio de uma vasta zona rural, que inclui áreas de Santa Quitéria, Forquilha, Sobral, Groaíras e Cariré. Por esses e outros motivos justificou-se a conquista dessa escola de ensino médio para Lisieux. Importante ressaltar que os distritos sobralenses vizinhos e pertencentes à mesma paróquia, Aracatiaçu e Taperuaba, há muitos anos tinham escolas estaduais de ensino médio. Como também a única escola do distrito, Escola de Ensino Fundamental Dona Livramento Araújo, com apenas oito salas de aula, há muito tempo não atende à demanda, além de ter que acolher seis turmas de ensino médio (anexas) da Escola Estadual Aracy Magalhães Martins, da sede do município.
  • A Escola de Ensino Médio Maria Neusa Araújo Moura, foi criada pela Lei 14.409 de 23 de julho de 2009 de autoria do Deputado Nelson Martins e pelo Decreto número 30.288 de 18 de agosto de 2010, sob a jurisdição da 7ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - 7ª CREDE. Portanto o sonho da comunidade de Lisieux se realizava, uma escola de ensino médio para atender a demanda de muitos jovens que ansiavam por essa conquista a muitos anos.
  • A construção da escola foi um sonho e uma luta incansável da comunidade de Lisieux, encabeçada pelo ex-vereador José Wellington Araújo Moura e pelo seu irmão Paulo Régis Araújo Moura.
  • No dia 01 de outubro de 2010, assumiu a direção da escola o professor Francisco das Chagas Gomes de Paiva. Até então, a escola estava sob a administração da escola de Ensino Médio Aracy Magalhães  Martins, que continuou funcionando quatro salas na escola  do município e duas salas extras ( Centro Cultural e outro particular), até o final de 2010. Hoje a escola está com seu núcleo gestor formado e funcionando em seu próprio prédio com uma belíssima estrutura física.
  • Atualmente a escola conta com 190 alunos distribuídos nos turnos manhã e tarde, sendo três 1º, três 2º e dois 3º anos). Com 14 professores habilitados, 03 porteiros, 02 auxiliares de serviços gerais, 01 merendeira, 01, assessora financeira, 01 coordenador pedagógica, 01 secretária e 01 diretora.
  • No bloco da administração a escola possui uma sala para os professores, um banheiro masculino, um banheiro feminino, uma sala para coordenação, uma sala para professor coordenador de área, uma sala da diretoria, um almoxarifado, uma sala de  servidor e uma secretaria.
  • No rol de entrada temos, uma biblioteca, uma sala para o Grêmio Estudantil. Já no bloco dos laboratórios, a escola possui um Laboratório de Química, um Laboratório de Biologia, um Laboratório de Física e um Laboratório de Matemática.
  • No bloco dos laboratórios, temos um Laboratório de Informática e uma sala de vídeo. Ainda com relação as instalações físicas, a escola conta com 06 salas de aulas, todas equipadas com mesa e cadeira para os alunos, 01 pátio (área de lazer), uma cantina, um depósito, um depósito de material de limpeza, um banheiro para deficiente físico, um banheiro para alunos e um banheiro para alunas, um anfiteatro e uma quadra coberta.
  • A Escola de Ensino Médio Maria Neusa Araújo Moura, surge com a condição de promover aprendizagem, a valorização da cultura local, a garantia do acesso ao ensino de qualidade, a formação da cidadania, respeitando as diversidades e as diferenças, focalizada no protagonismo juvenil.
  • Concluindo essas consideração sobre a escola, é justo e necessário destacar a parceria conquistada pela escola com a família e com a comunidade local.

Comentários

Postagens mais visitadas